23
A morte de Sara
1Sara viveu cento e vinte e sete anos 2e morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; Abraão foi lamentar e chorar por ela.
3Depois, Abraão deixou ali a sua falecida esposa e foi falar com os hititas:
4― Sou um estrangeiro que reside entre vocês. Peço que me vendam alguma propriedade para sepultura, para que eu tenha onde enterrar a minha mulher.
5Os hititas responderam a Abraão:
6― Ouça‑nos; o senhor é um príncipe de Deus#23.6 Ou príncipe poderoso; ou ainda príncipe dos deuses. no nosso meio. Enterre a sua falecida esposa na melhor das nossas sepulturas. Nenhum de nós lhe recusará a dar a própria sepultura para que você enterre a sua falecida esposa.
7Abraão levantou‑se, curvou‑se diante do povo daquela terra, os hititas, 8e disse‑lhes:
― Se vocês estão de acordo que eu sepulte aqui a minha falecida esposa, ouçam‑me: intercedam por mim a Efrom, filho de Zoar, 9a fim de que ele me venda a caverna de Macpela, que lhe pertence e se encontra na divisa do seu campo. Peçam‑lhe que a venda a mim pelo preço justo, para que eu tenha uma propriedade para sepultura entre vocês.
10Efrom, o hitita, estava sentado ali, no meio do seu povo, e respondeu a Abraão, sendo ouvido por todos os hititas que tinham vindo à porta da sua cidade:
11― Não, meu senhor. Ouça‑me. Eu lhe dou o campo e também a caverna que nele está. O meu povo é testemunha de que os dou a você. Sepulte a sua falecida esposa.
12Novamente, Abraão curvou‑se diante do povo daquela terra 13e disse a Efrom, sendo ouvido por todos:
― Ouça‑me, por favor. Pagarei o preço do campo. Aceite‑o, para que eu possa sepultar ali a minha falecida esposa.
14Efrom respondeu a Abraão:
15― Ouça‑me, meu senhor: aquele pedaço de terra vale quatrocentos siclos#23.15 Isto é, 4,6 quilogramas. de prata, mas o que significa isso entre mim e você? Sepulte a sua falecida esposa.
16Abraão concordou com Efrom e pesou‑lhe o valor por ele estipulado diante dos hititas: quatrocentos siclos de prata, de acordo com o peso corrente entre os mercadores.
17Assim, o campo de Efrom, que estava em Macpela, perto de Manre, foi transferido como propriedade a Abraão, tanto o campo quanto a caverna que há nele e todas as árvores dentro das divisas do campo. 18A transação ocorreu tendo como testemunhas todos os hititas que tinham vindo à porta da cidade. 19Depois disso, Abraão sepultou Sara, a sua mulher, na caverna do campo de Macpela, perto de Manre, que se encontra em Hebrom, na terra de Canaã. 20Assim, o campo e a caverna que há nele foram transferidos dos hititas para Abraão como propriedade para sepultura.