5
A cura junto ao tanque de Betesda
1Algum tempo depois, Jesus subiu para Jerusalém para uma festa dos judeus. 2Há em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, um tanque que, em Aramaico#5:2 Grego: em Hebraico. Também em 19:13,17,20 e 20:16., é chamado Betesda#5:2 Alguns manuscritos dizem Betzata; outros trazem Betsaida., que tem cinco entradas à volta. 3Ali costumava ficar um grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, coxos e paralíticos. Eles esperavam por um movimento nas águas.#5:3 A maioria dos manuscritos mais antigos não trazem esta frase e todo o versículo 4. 4De vez em quando, descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrava no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. 5Um dos que estavam lá era paralítico há trinta e oito anos. 6Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado?”
7O paralítico disse: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Quando ainda estou a tentar entrar, chega alguém antes de mim.”
8Então, Jesus lhe disse: “Levante-se! Leve a sua maca e ande.” 9Imediatamente, o homem ficou curado, levou a maca e começou a andar.
Isto aconteceu num sábado 10e, por essa razão, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “Hoje é sábado, não lhe é permitido carregar a maca.”
11Mas ele respondeu: “O homem que me curou me disse: ‘Leve a sua maca e ande.’ ”
12Então, perguntaram-lhe: “Quem é esse homem que lhe mandou levar a maca e andar?”
13O homem que foi curado não tinha ideia de quem era ele, pois Jesus tinha desaparecido no meio da multidão.
14Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e disse-lhe: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para não lhe acontecer alguma coisa pior.” 15O homem foi contar aos judeus que Jesus era quem o tinha curado.
Vida por meio do Filho
16Então, os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava a fazer essas coisas nos sábados. 17Jesus lhes disse: “O meu Pai continua a trabalhar até hoje e eu também estou a trabalhar.” 18Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não estava só a violar o sábado, mas também estava a dizer que Deus era o seu próprio Pai, igualando-se a Deus.
19Jesus lhes deu esta resposta: “Eu digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada por si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai a fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. 20Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz. Sim, para a vossa admiração, ele vos mostrará obras ainda maiores que estas. 21Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e dá-lhes vida, o Filho também dá vida a quem ele quer. 22Além disso, o Pai não julga ninguém, mas confiou todo o julgamento ao Filho, 23para todos honrarem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.”
24“Eu garanto: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. 25Eu afirmo que está a chegar a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e aqueles que a ouvirem viverão. 26Pois, da mesma forma que o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho o dom de ter vida em si mesmo. 27E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.”
28“Não fiquem admirados com isto, pois está a chegar a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29e sairão. Os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. 30Por mim mesmo, nada posso fazer. Eu julgo apenas conforme oiço, e o meu julgamento é justo, pois não procuro agradar a mim mesmo, mas àquele que me enviou.
Testemunhos sobre Jesus
31“Se testemunho sobre mim mesmo, o meu testemunho não é válido.#5:31 Os judeus exigiam mais de um testemunho para condenar ou justificar uma declaração. 32Há outros que testemunham a meu favor e sei que o seu testemunho sobre mim é válido.”
33“Vocês enviaram representantes a João e ele testemunhou a verdade. 34Não que eu busque testemunho humano, mas digo isto para vocês serem salvos. 35João era um candeeiro que queimava e irradiava luz e durante certo tempo vocês quiseram se alegrar com a sua luz.”
36“Eu tenho um testemunho maior do que o de João: A própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou a realizar, testemunha que o Pai me enviou. 37E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou sobre mim. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, 38nem a sua palavra habita em vocês, pois não crêem naquele que ele enviou. 39Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham sobre mim; 40contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.”
41“Eu não aceito a glória dos homens, 42mas vos conheço. Sei que vocês não têm o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o vão aceitar. 44Como é que vocês podem crer, se aceitam a glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus#5:44 Alguns manuscritos antigos não trazem Deus. único?
45“Contudo, não pensem que eu vos acusarei perante o Pai. Quem vos acusa é Moisés, em quem estão as vossas esperanças. 46Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu sobre mim. 47Visto, porém, que não crêem no que ele escreveu, como vão crer no que eu digo?”