GÉNESIS 12

12
Chamamento e migração de Abrão
1O Senhor disse a Abrão#12,1 Abrão. Mais tarde (17,5) este nome vai ser mudado para Abraão.: «Deixa a tua terra, os teus parentes e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te vou mostrar#12,1 Comparar com Is 51,2; At 7,2–4; Hb 11,8–10.. 2Farei de ti um grande povo#12,2 As três promessas de Deus a Abraão (12,2.3.7) percorrem o resto de Génesis como um refrão e apontam de maneiras complementares a esperança do futuro.; hei de abençoar-te e tornar-te famoso. O teu nome será uma bênção. 3Hei de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoar os que te amaldiçoarem. E através de ti serão abençoados todos os povos do mundo.»
4Abrão pôs-se a caminho, tal como o Senhor lhe tinha ordenado, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu de Haran. 5Levou consigo a sua mulher Sarai e Lot, seu sobrinho, mais todos os bens que possuíam e a gente que trabalhava para ele em Haran e foram a caminho da terra de Canaã. Quando chegaram à terra de Canaã, 6Abrão foi atravessando o país até Siquém, junto da árvore sagrada de Moré. Naquele tempo, quem habitava o país eram os cananeus.
7Ali Deus apareceu a Abrão e disse-lhe: «Vou dar esta terra aos teus descendentes.» E Abrão construiu um altar em honra do Senhor, no lugar onde ele tinha aparecido. 8Dali partiu em direção à montanha que está a oriente e montou a sua tenda, deixando Betel a ocidente e Ai a oriente. Construiu lá um altar em honra do Senhor e prestou-lhe culto. 9Depois foi avançando em direção ao Negueve#12,9 Ou: em direção ao sul..
Abrão e Sarai no Egito
10Houve então uma terrível fome em Canaã#12,10 Acontecimentos muito semelhantes são narrados em 20,1–18 e 26,6–11. e Abrão encaminhou-se para o Egito, para ficar por lá algum tempo. 11Quando estava já quase a chegar ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: «Eu sei que tu és uma mulher muito bonita. 12Quando os egípcios te virem, dizem logo que és minha mulher e são capazes de me matar para ficarem contigo. 13Diz portanto que és minha irmã#12,13 Segundo 20,12, Sarai era realmente meia-irmã de Abraão., para que eu seja bem tratado, por tua causa, e possa continuar vivo, graças a ti.»
14Ao chegarem ao Egito, os egípcios, de facto, repararam que ela era muito bonita. 15Viram-na também os oficiais do faraó#12,15 Faraó. Título dado ao rei do Egito e já usado pelos egípcios no século XV a.C. Em egípcio significava, inicialmente, “casa grande”, isto é, palácio, corte. e foram elogiá-la junto do faraó. E assim a mulher de Abrão foi levada para o palácio do faraó. 16Abrão, por seu lado, foi bem tratado por causa dela. Arranjou rebanhos de ovelhas e vacas, burros, jumentas e camelos e tinha criados e criadas ao seu serviço.
17O Senhor infligiu grandes castigos ao faraó e à sua família, por causa de Sarai, mulher de Abrão. 18Então o faraó mandou chamar Abrão e perguntou-lhe: «Por que é que fizeste uma coisa destas? Por que não me disseste que ela era tua mulher? 19Disseste que era tua irmã e eu casei com ela. Mas uma vez que é tua mulher, aqui a tens, podes levá-la.» 20O faraó mandou alguns homens para fazerem sair do Egito Abrão com a sua mulher e com tudo o que lhe pertencia.

انتخاب شده:

GÉNESIS 12: BPT09DC

های‌لایت

به اشتراک گذاشتن

کپی

None

می خواهید نکات برجسته خود را در همه دستگاه های خود ذخیره کنید؟ برای ورودثبت نام کنید یا اگر ثبت نام کرده اید وارد شوید