YouVersion Logo
Search Icon

A Comissão: Um Devocional De 4 Dias Com CAINSample

A Comissão: Um Devocional De 4 Dias Com CAIN

DAY 1 OF 4

Propósito Impulsionado pela Esperança

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”.

– João 14:1-4

O propósito na vida começa com esperança. Se não tem esperança, não terá propósito. Pare para pensar: quando perde a esperança que as coisas no trabalho vão melhorar, começa a procurar um novo trabalho. Se a sua equipa está a sofrer uma goleada no intervalo do jogo, desliga a TV. Se tenta convidar alguém para almoçar várias vezes e essa pessoa sempre desiste à última da hora, não a convida mais. Não queremos gastar o nosso tempo investindo em coisas que, de alguma maneira, nos irão derrotar.

Para a maioria das pessoas, a esperança depende das circunstâncias. Em João 14:5, Tomé disse para Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Por outras palavras, os discípulos não podiam ver o caminho à sua frente, então como esperar que eles seguissem no caminho correto? Depois que Jesus os deixou, as circunstâncias pareciam desesperantes. Eles estavam prestes a sentirem-se derrotados e a desistir da vida que tinha decidido seguir quando Jesus os chamou. Jesus sabia disso e mesmo assim não balançou a Sua cabeça dececionado. Ele – que logo enfrentaria as piores circunstâncias que se podem imaginar, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente – focou o Seu coração e a Sua mente na esperança eterna e encorajou os Seus discípulos a fazerem o mesmo. Jesus quer que saibamos que existe uma esperança que não depende do que os nossos olhos podem ver. Ele quer que nos apeguemos àquela esperança que só pode ser encontrada n'Ele!

João, que foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, ficou exilado numa ilha no final da sua vida como castigo por pregar o Evangelho. Pode parecer uma situação de derrota e sem esperança, certo? Mas Jesus falou com João numa visão e lembrou-o de que a esperança mencionada em João 14 era verdadeira: “Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.” (Apocalipse 1:18). Ele estava morto mas agora vive. Ele conquistou a morte e detém as chaves. Onde Ele foi, nós, que cremos n'Ele, iremos também. E nós conhecemos o caminho – confiar n'Ele e segui-Lo.

Portanto, não perca a esperança! Pelo contrário, entregue-se completamente a Jesus. É difícil viver o chamado d'Ele para a sua vida? Sim. As circunstâncias e as pessoas tentarão fazer com que se sinta derrotado? Sim. Terá dificuldades ao falar de Jesus àqueles que não O conhecem? Algumas vezes. Mas não permita com que o seu coração fique atribulado. Creia em Deus e apegue-se à única esperança que nunca o dececionará – Jesus tem a eternidade nas Suas mãos e voltará para levá-lo Consigo.

- Porque a esperança da eternidade não é somente um encorajamento que diz respeito à morte, mas também à nossa vida diária?

- O que é que pode fazer para se dedicar mais a Jesus nesta semana? Como poderia fazê-lo na prática?

- Agradeça a Jesus por derrotar a morte e por lhe dar a esperança da eternidade. Peça-Lhe que lhe dê oportunidades para partilhar sobre essa esperança com outros bem como coragem e sabedoria para aproveitar cada oportunidade.

Day 2