Boaz - O Líder PiedosoSample
Boaz - O Líder que dá Poder!
Como é que Boaz era capaz de ser um diretor executivo com personalidade? Como é que ele sabia o que estava a acontecer na sua área? Como é que ele se mantinha a par de tudo? Dando poder ao seu capataz.
Quando Boaz chegou ao seu campo e reparou que não reconhecia Rute, dirigiu-se diretamente à pessoa em quem confiava e que sabia que tinha uma resposta, o seu capataz. O capataz não só foi capaz de lhe dizer quem era Rute, como também sabia porque é que ela estava ali.
Boaz confiava no seu capataz para lhe dar a informação de que precisava E confiava no seu discernimento. Foi o capataz que permitiu que Rute apanhasse o grão no campo juntamente com os outros ceifeiros.
Rute 2: 6-7 - "E ele respondeu: «É a jovem moabita que veio com Noemi das terras de Moabe. Pediu-me licença para apanhar e levar as espigas que os ceifeiros deixam ficar atrás. Anda aí desde que veio, de manhã, a não ser um pouco que esteve a descansar em casa.»" (BPT)
Depois de ouvir isto, Boaz não anulou o que o capataz tinha dito ou feito, nem o corrigiu por ter tomado esta decisão. Em vez disso, aproximou-se de Rute e enfatizou o seu compromisso e concordância com a decisão do capataz.
Rute 2: 8 - "Então Boaz disse a Rute: «Ouve, minha filha. Não precisas de ir apanhar espigas a outros campos; não saias deste e chega-te às minhas ceifeiras.." (BPT)
Este empenhamento sincero e a atribuição de poderes de Boaz ao seu capataz parecem, mais uma vez, tal como vimos com a sua personalidade, ser algo habitual. Não temos a impressão de que se tratasse de um acontecimento estranho, mas sim da norma. Este facto não só teria reforçado a confiança do capataz, como também teria provavelmente dado poder aos seus subordinados para fazerem o seu próprio trabalho livremente, criando uma "cultura de poder". Teria também reforçado a autoridade do capataz aos olhos dos ceifeiros que trabalhavam no campo.
Embora não conste do texto bíblico, suspeito que tenha havido alturas em que o capataz ultrapassou as suas competências ou cometeu erros. Mas, apesar disso, a impressão que temos desta história bíblica é que Boaz e o seu capataz tinham uma relação que permitia ao capataz tomar decisões que Boaz apoiava abertamente.
Como líderes na nossa igreja local, local de trabalho, comunidade ou família, estamos dispostos a dar poder àqueles que trabalham connosco ou para nós? Estamos dispostos a apoiar as ideias e o trabalho dos que estão sob a nossa autoridade? Os nossos subordinados diretos têm a liberdade de tomar decisões sem receio de reações negativas?
Scripture
About this Plan
Boaz? O seu nome soa-me familiar. O que é que ele fez mesmo? Boaz é frequentemente recordado por ser o segundo marido rico de Rute. Mas ele é mais do que aparenta. Este devocional de quatro dias percorre as características piedosas do seu estilo de liderança, que o podem ter distinguido dos seus contemporâneos ricos.
More