Até às Últimas Consequências: A Vontade De Ser Curada É Maior Que a EnfermidadeSample
Até às últimas consequências: Não O quero sufocar, mas quero sair do sufoco
Vimos que a mulher estava enferma há 12 anos e gastou tudo. O interessante é que ela não gastou apenas tudo (Lucas 8:43), ela gastou além do tudo, gastou em excesso. O texto diz προσαναλώσασα, (prosanalōsasa), que significa gastar além. Ela esgotou todo o recurso financeiro e agora está a consumir os seus restantes recursos emocionais e físicos.
Ao contrário da multidão, ela não queria sufocar Jesus; ela queria escapar do sufoco. Ela queria aproximar-se para Lhe poder tocar. Ela é humilde, não acredita que possa comprar a atenção de Jesus. Não escolhe ir diretamente a um encontro com Jesus; ela reconhece o seu sofrimento e sabe que a cultura da época recomendava reclusão, mas também sabe da fama de Jesus (Marcos 9:27).
Conhecendo a fama de Jesus, em desespero, ela sai em público, e o texto registra o seu pensamento (Mateus 9:28): “Porque, dizia: Se eu apenas tocar em suas vestes, ficarei curada”. A expressão tocar (ἅψωμαι - hapsōmai) sugere que ela está a pensar em segurar de leve nas Suas vestes, para que Ele nem sinta o seu toque.
Porquê tocar nas vestes? Ela não quer ser vista. Quem é ela para pretender interromper a caminhada de Jesus até à casa de uma pessoa importante? Uma mulher impura, quase uma pária da sociedade. Ela não quer expor a sua vergonha ou envergonhar Jesus, por isso vai por detrás (ὄπισθεν - opisthen), assumindo a posição de serva ou filho mais novo.
Jesus não deixaria de perceber o toque mais singelo, mesmo entre milhares. Talvez a sua saúde e a sua vida estejam a esvair-se; a vida é assim, ela vai-se esgotando, mas há alguém que o conhece nos mínimos detalhes, que sabe sobre os seus últimos anos e que o encontrará nessa jornada de luta.
Que ousadia, que coragem! Veremos no próximo devocional a sensibilidade de Jesus.
Scripture
About this Plan
Esta história, encontrada no Evangelho Segundo Lucas, é profundamente frenética - ao lermos o sentimento é de correria e desespero, é uma corrida contra o tempo, pela última chance de quem quer viver. Recomendo a leitura atenta do texto em Lucas 8:42-48 para entendê-la completamente. É uma narrativa barulhenta, gritos e vozes da multidão deixam a história mais angustiante. Mais uma história em Lucas, o médico.
More