YouVersion Logo
Search Icon

Sou eu (S1-E8)Sample

Sou eu (S1-E8)

DAY 3 OF 4

O Deus que cura

Cura. Também acha que é um assunto complicado? Nós debatemo-nos bastante com isso. Debatemo-nos com a fragilidade do mundo em que vivemos. Debatemo-nos quando as coisas correm de forma diferente do que esperamos ou esperávamos.

Sim, de facto, Deus cura. Ainda hoje. Acreditamos nisso e vemos isso. E isso deixa-nos intensamente gratos. Mas também vemos situações em que as coisas são diferentes. Onde Deus não cura. Onde a cura vem por etapas. Vemos pessoas a sofrer imensamente. Vemos pessoas a morrer. E, às vezes, também vemos que, mesmo através do sofrimento físico, Deus faz uma obra de restauração nos corações. Independentemente do facto de alguém receber ou não a cura física.

O que acha disto? Como é que devemos lidar com as perguntas para as quais não temos resposta imediata? No meio das perguntas e incertezas que temos, atrevemo-nos a deixar Deus ser Deus? E como é que isso funciona?

No meio desta tensão, será que nos atrevemos a continuar a seguir Jesus e a fazer o que Ele fez? Jesus promete, como lemos no texto de hoje, que faremos coisas maiores como Ele fez.

Será que nós, como Jesus, nos atrevemos a continuar a fazer isto? Continuando a orar pelas pessoas e a pedir que a cura chegue, em nome de Jesus? Para que, no Seu tempo e à Sua maneira, algo da Sua grandeza se torne visível para as pessoas afetadas?

Neste episódio, o amor e o empenho de Jesus para com os que o rodeiam são bem evidentes. Sabe exatamente o que é necessário e em que momento. "Eu vejo-te". Hoje, voltamos a refletir sobre estas palavras.

Jesus vê Pedro. Vê Éden e a sua mãe. Vê aquilo com que Pedro se debate. Sim, Pedro está ansioso por seguir Jesus, mas será que pode abandonar a sua mulher, agora que a mãe dela está tão doente?

Jesus está presente na situação deles, com amor e compaixão, para lhes dizer palavras de encorajamento, para os curar. Um fardo cai dos ombros do jovem casal.

Talvez na sua vida ou alguém próximo de si precise de recuperação. Talvez esteja a lutar contra isso. Talvez tenha medo de sair para orar por essa outra pessoa. Talvez Deus dê uma resposta diferente da que espera. Talvez não compreenda nenhuma das respostas que Ele dá.

Queremos desafiá-lo a agarrar-se às palavras: "Farás coisas maiores" e a agarrar-se ao Deus que o vê e à sua situação e sabe o que é mais necessário.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Que lugar ocupa o tema da cura na sua vida?
  • Também se debates por vezes com a questão da cura e de como lidar com ela?
  • Acredita que faremos "coisas maiores" como e com Jesus?
  • Sabe e sente-se visto?

Ora: "Senhor, preciso de coragem para orar pelos outros. Preciso de coragem para confiar em Ti. Senhor, Tu conheces a nossa luta, mas Tu podes fazer isso. Senhor, ajuda-me a alcançar isso. Para continuar a orar por cura para aqueles que precisam, confiando que Tu sabes o que é certo. Em nome de Jesus. Amém."

Day 2Day 4