Um Pedido Feito Na Hora Errada: É Hora De Servir!Sample
Alguns de nossos pedidos jamais serão atendidos!
O pedido dessa mulher não é apenas dela. No relato paralelo em Marcos 10:35-45, são os próprios filhos que vão até Jesus e pedem para serem colocados em cadeiras no Reino dos Céus. Algumas verdades são importantes sobre esse pedido.
Os filhos dessa mulher fazem parte do primeiro grupo de discípulos que foram chamados (Mt 4:21-22, Mt 10:2), ou seja, eles chegaram primeiro, também participaram de um momento histórico e sublime, estiveram presentes na transfiguração de Jesus (Mt 17:1-8). Não era apenas um anseio dos seus filhos (Mt 18:1-5), outros discípulos tinham intenções parecidas; na verdade, todos querem posições e visibilidade.
Pedro não está bem (Mt 16:22-23), como uma espécie de líder do grupo, é uma boa oportunidade para levantar outros líderes. Ou seja, Tiago e João podem ser os próximos na cadeira apostólica para liderar o grupo. Esse pedido carrega algo positivo, afinal, todos acreditam que Jesus tem um reino e que governa esse reino.
O problema desse pedido é que ele é corajoso, porém mal-intencionado, e o pior de tudo é feito na hora errada. O pedido vem com uma adoração; a mãe deles veio e adorou “proskyneo - proskuneó” - essa expressão em grego significa reverenciar, ajoelhar-se, prestar homenagem, adorar. O pedido é feito à pessoa certa, do jeito certo, porém com intenção equivocada.
Jesus tinha acabado de falar momentos antes que: “Os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos” (Mateus 20:16). Jesus também tinha acabado de falar que Ele iria sofrer e morrer (Mt 20:17-19).
Então esse pedido está completamente fora de contexto na conversa! Jesus está a cumprir a Sua carreira e missão de salvar a humanidade, enquanto a "multidão" que O acompanha está preocupada com posições. É óbvio que Jesus responderia de forma clara e incisiva.
About this Plan
Este texto é significativo: uma família muito próxima de Jesus faz um pedido corajoso e inusitado. Mateus relata (Mt 20:20-28) uma mãe ambiciosa com objetivos muito claros. Ela reconhece que Jesus pode realizar esse pedido, porém é um pedido que não está apenas no coração dessa família, mas na camada mais profunda da sociedade. Este relato é iluminador das nossas intenções e pensamentos.
More