Liquidação (S2-E7)Sample
Zelota vs zeloso
Amei a frase deste episódio de "The Chosen": "I'm not a Zealot anymore - just zealous" (Já não sou um Zelota - apenas zeloso).
Enquanto Simão, como zelote, lutava por um reino pela força e pela violência, pode agora aprender com Jesus que a construção do reino de Jesus não se faz pela força e pela violência, mas funciona de forma diferente. Simão depôs as suas armas. No entanto, o seu "zelo" continua presente.
Não há nada de errado com o "zelo".
Não há nada de errado com a "paixão".
Não há nada de errado com a "paixão" e o "desejo".
A pergunta que podemos fazer é: onde se concentra essa "paixão", esse "zelo"?
Hoje refletimos sobre dois textos que têm ambos a ver com a paixão. Desejo. Paixão. Lemos sobre Jesus, de quem está escrito: "A paixão (o zelo) pela tua casa me consumirá".
Paixão (zelo) pela tua casa
A paixão (zelo) que aqui está em causa é a paixão de Jesus pela casa de Deus. Talvez no Antigo Testamento deva pensar no povo de Israel, ou no templo, por exemplo. Na secção de João, vê esta paixão em relação ao templo e, se ler um pouco mais em Mateus 2, encontra os temas da oração, da cura e da adoração. Um Deus que quer ser adorado. Um Deus que cura. O sacrifício de Jesus - a demolição do Seu "templo" - torna isso possível.
Com Jesus, vê paixão por isto. Vê paixão. Desejo.
Paixão que "consome"
Mas repara que não se trata de uma paixão doce. Tanto as pessoas do templo, com o seu comércio e o seu dinheiro, como o próprio Jesus tiveram de carecer dela. Esta paixão, este desejo de trazer as pessoas de volta ao relacionamento com o próprio Deus custou-Lhe tudo. Consumiu-O. Ele deu a Sua vida para que cada de um nós possamos ser adoradores, possamos ser curados. Como isso é especial…
Paixão por ...
Voltemos ao seu e ao meu desejo. Simão diz: "Larguei as minhas armas, mas continuo a ser zeloso. Jesus é o meu Mestre, e eu vou com toda a paixão e zelo por Ele." Como é consigo? Também quer ir por Ele assim?
Provavelmente - tal como Simão - as coisas vão correr mal regularmente. Não deixe que isso apague a sua paixão! Aprenda com o que correu mal e agarra-se a Jesus. Ele está atento ao seu coração.
Reflita sobre as seguintes questões:
- O que acha da declaração de Simão?
- Em que é que é "diligente"? Pelo que é que tem "paixão"?
- Como é que Jesus pode usar a sua paixão e o seu desejo?
Ora: "Senhor, hoje fiquei impressionado com o Teu desejo e a Tua paixão - o Teu zelo. Tão concentrado nas coisas de Deus, de uma forma que Te custou tudo. Não sei se também consigo viver assim, mas - Senhor - ajuda-me. Acende o meu desejo, e ajuda-me a ter paixão pelas Tuas coisas. Amém."
About this Plan
Este plano de leitura leva-o a percorrer alguns dos temas que surgiram na parte de "Os Escolhidos >> Liquidação". Reflita, mergulhe na Bíblia e desfrute do que Jesus tem para lhe dizer.
More