Mateus 9
9
1Assim, Jesus subiu em um barco, atravessando o lago de volta para a cidade em que ele morava. 2Chegando lá, as pessoas levaram até ele um paralítico que estava em uma esteira. Quando Jesus viu como eles confiavam nele, disse para o paralítico: “Meu amigo#9:2. Literalmente, “criança”, “filho.”, alegre-se! Os seus pecados estão perdoados.”
3Naquele momento, alguns educadores religiosos disseram uns para os outros: “Ele está dizendo blasfêmias!”
4Mas Jesus sabia o que eles pensavam. Ele perguntou: “Por que vocês abrigam esses maus pensamentos em sua mente? 5O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se e ande’? 6Mas para convencê-los de que eu, o Filho do Homem, tenho autoridade para perdoar pecados, digo ao paralítico: levante-se, pegue a sua esteira e vá para casa!” 7O homem se levantou e foi para casa. 8A multidão ficou assustada ao ver o que havia acontecido. Então, eles louvaram a Deus por ter dado aos seres humanos esse poder.
9Ao sair dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no lugar em que cobrava impostos. Jesus lhe disse: “Siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. 10Enquanto Jesus comia na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores vieram e sentaram-se à mesa com Jesus e com os seus discípulos. 11Quando os fariseus viram isso, eles perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que o seu Mestre come com cobradores de impostos e pecadores?”
12Quando Jesus ouviu a pergunta, respondeu: “As pessoas que estão bem não precisam de um médico, mas os doentes precisam. 13Vão e tentem entender o que isso significa: ‘Eu quero compaixão, e não sacrifício.’ Pois eu não vim chamar quem faz o que é certo; eu vim chamar os pecadores.”#9:13. Oseias 6:6.
14Depois, os discípulos de João vieram e perguntaram: “Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os seus discípulos não?”
15“Os convidados de um casamento ficam tristes enquanto o noivo está com eles?” Jesus respondeu. “Mas chegará o momento em que o noivo se afastará de perto deles e, então, eles irão jejuar. 16Ninguém coloca um retalho de pano novo em uma roupa velha, caso contrário, o retalho encolheria e aumentaria o rasgo da roupa. 17Ninguém também coloca vinho novo em odres velhos, porque senão, os odres arrebentariam, derramariam o vinho e ficariam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é colocado em odres novos e, assim, os dois não estragam.”
18Enquanto Jesus falava isso, um dos chefes se aproximou e se curvou diante dele. Ele disse para Jesus: “Minha filha acabou de morrer. Mas se você vier e colocar a mão sobre ela, eu sei que ela viverá novamente.”
19Jesus e seus discípulos foram com ele. 20Naquele momento, uma mulher, que tinha uma hemorragia que já durava doze anos, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. 21Ela pensou: “Se eu conseguir apenas tocar na sua roupa, ficarei curada.”
22Jesus se virou e viu a mulher. “Fique feliz! Por ter acreditado em mim, você foi curada”, ele lhe disse.#9:22. Jesus chamou a mulher de “filha”, mas essa forma de tratamento não é comum na linguagem moderna. E, assim, a mulher foi curada.
23Jesus chegou na casa do chefe. Ele viu os flautistas e as pessoas que choravam, numa grande confusão. 24Ele lhes disse: “Por favor, saiam! A menina não está morta; ela está apenas dormindo.” Mas eles riram e zombaram dele. 25Assim que a multidão saiu, ele se aproximou da menina e pegou a sua mão e ela se levantou. 26A notícia do que havia acontecido se espalhou por toda a região.
27Quando Jesus saiu dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Filho de Davi, por favor, tenha pena de nós!” 28Quando Jesus chegou na casa em que estava recebendo abrigo, os cegos se aproximaram. Jesus lhes perguntou: “Vocês creem que eu sou capaz de fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor!”
29Então, Jesus tocou os olhos deles e disse: “Porque vocês creem em mim, assim acontecerá!” 30E eles conseguiram enxergar novamente. Naquele momento Jesus os avisou: “Não contem isso para ninguém!” 31Mas eles saíram e espalharam a notícia a respeito de Jesus em todos os lugares.
32Quando Jesus e os seus discípulos estavam indo embora, um homem mudo e possuído por um demônio foi levado até ele. 33Assim que o demônio foi expulso, o homem começou a falar, e a multidão ficou maravilhada. As pessoas disseram: “Nunca antes aconteceu uma coisa como essa em Israel!” 34Mas os fariseus responderam: “Ele expulsa os demônios, usando o poder do chefe dos demônios.”
35Jesus viajou, visitando as cidades e vilas. Ele ensinava nas sinagogas, falando a respeito da boa notícia do Reino e curava todo tipo de enfermidade e doenças. 36Quando Jesus viu as multidões, ele ficou com muita pena daquelas pessoas, porque elas estavam desesperadas e abandonadas, como ovelhas sem um pastor. 37Ele disse aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas temos apenas alguns trabalhadores. 38Peçam ao dono da plantação que envie mais trabalhadores para fazer a colheita.”
Đang chọn:
Mateus 9: BLT
Tô màu
Chia sẻ
Sao chép
Bạn muốn lưu những tô màu trên tất cả các thiết bị của mình? Đăng ký hoặc đăng nhập
Dr. Jonathan Gallagher. Lançado sob licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Não Adaptada. Para correções envie email para jonathangallagherfbv@gmail.com
Dr. Jonathan Gallagher. Released under Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Unported License. For corrections send email to jonathangallagherfbv@gmail.com