YouVersion Logo
Search Icon

Lançai As RedesSample

Lançai As Redes

DAY 1 OF 6

NOVAS REDES, NOVA PESCARIA

Os primeiros discípulos chamados eram pescadores. Seu trabalho envolvia barcos e redes. Inclusive, Jesus os encontrou “jogando suas redes ao mar”. Eles estavam em plena atividade. Viviam da pesca. Suas redes simbolizavam exatamente suas vidas, suas rotinas. Jesus lhes desafiou a mudança. Ele disse: “eu farei de vocês pescadores de gente”. E então eles deixaram aquelas redes, porque de agora para frente teriam outros peixes a pescar e precisariam de novas redes.

Somos “pescadores de gente”. Essa é nossa identidade. Em Cristo fomos “gerados” de novo, e como novas criações de Deus, passamos a ter em nossa identidade esse atributo: “pescadores de gente”. Isso fica claro com a grande comissão de Mateus 28:19-20. O “fazer discípulos” é o pescar gente.

Mas, por algum motivo, achamos que esse chamado não é para nós. Nos enxergamos como pescadores eventuais, de lazer e não por um chamado.

Somos “pescadores de gente” e cabe a nós a pescaria. Essa é nossa atividade. Isso deveria ser natural porque somos discípulos de Jesus. Mas, em vez disso, se tornou uma atividade bem extraordinária.

Nós incorporamos uma série de atividades à nossa identidade como cultos, aulas, etc., menos a evangelização. Aliás, nós delegamos isso, e quando a realizamos, o fazemos em algumas ocasiões especiais.

Vemos essa falta de conectividade entre nossa identidade em Cristo e a evangelização até na nossa linguagem. Jesus usou uma linguagem de aplicação:

Os discípulos eram pescadores = Os discípulos tornarem-se pescadores de homens

Como podemos adaptar nossa profissão, nossa posição ou até nossa hierarquia utilizando uma linguagem que seja perceptível à nossa realidade em Cristo?

Os discípulos aceitaram prontamente o desafio e, com isso, nasceu naquele momento uma geração de homens que assumiu suas “novas redes” e passou a seguir a Jesus e a pescar homens para Cristo através da salvação.

O discípulo de Jesus é alguém cujos planos mudaram, e agora o seu desejo é ver pessoas sendo salvas por Cristo. Seus objetivos profissionais, acadêmicos e até mesmo as questões do dia a dia tornam-se diferentes porque ele agora entende que sua vida é para agradar ao Senhor Jesus.

Jesus chama seus discípulos para uma pescaria. Ele não os chamou para uma reunião de pescadores, mas sim os chamou para pescar. O discípulo não vive apenas para celebrar a vida com Jesus, mas sim para levar a mensagem de Jesus a outras pessoas.

Você e eu somos desafiados por Jesus a sermos pescadores de gente, o que significa na prática que temos um novo propósito de vida, que agora estamos inclinados a evangelizar, proclamar a mensagem e compartilhar sobre o amor de Jesus.

Day 2