O Precioso Dom Do PerdãoSample
Devo pedir aos outros que me perdoem?
“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” (Mateus 5:23-24)
O pecado é principalmente um problema entre Deus e o homem. Mas se tivermos ofendido um ser humano, precisamos de acertar tudo também com essa pessoa, se for possível.
A história de Zaqueu é um bom exemplo aqui. Ele era um chefe dos cobradores de impostos, muito rico e conhecido como “pecador”. Mas este homem passou a ter fé em Jesus e foi salvo. Isso levou a uma mudança radical na sua vida. Ele disse: “A metade dos meus bens eu dou aos pobres. E se defraudei alguém em alguma coisa, retribuo-o quatro vezes mais.” (Lucas 19:8).
Depois que o relacionamento de Zaqueu com Deus foi restaurado, ele percebeu que tinha prejudicado os seus concidadãos — provavelmente por exigir impostos demais. Ele queria esclarecer as coisas.
Em Mateus 5, Jesus diz que não podemos adorar a Deus se vivermos conscientemente em discórdia com um “irmão”, ou seja, alguma pessoa que conhecemos, não necessariamente um membro da família. Precisamos primeiro de nos reconciliar e depois voltar para oferecer a nossa dádiva ao Senhor. Esta reconciliação implicará sempre um sincero pedido de desculpas e, se possível, a restauração do que fizemos de errado, como no caso de Zaqueu.
Existe alguém que “tem algo contra si” pelo qual precisa de se desculpar?
About this Plan
A Bíblia é clara sobre isso: nós, humanos, somos pecadores e merecemos punição. Mas também explica que Deus oferece perdão se confessarmos e deixamos para trás os nossos pecados. Deus também nos permite perdoar a nós mesmos e aos outros, o que é muito libertador e ajuda-nos a restaurar relacionamentos. Este plano de leitura discute alguns versículos-chave da Bíblia sobre receber e conceder perdão.
More