YouVersion Logo
Search Icon

Compaixão indescritível (S1-E6)Sample

Compaixão indescritível (S1-E6)

DAY 1 OF 4

Para que é que Jesus o chamou?

Jesus chamou-o. Como os discípulos, vai atrás d'Ele. Ele é o seu Mestre e fixa o seu olhar n'Ele. Mas para que é que Jesus o chamou? Que tarefa tem para si? O que é que lhe parece? Que forma assume?

Nesta parte de "Os Escolhidos", vê os discípulos a questionarem-se sobre estas questões. Uma frase bonita que encontra é: "Não sei se alguma coisa está clara... Ele (Jesus) é o único que sabe em quem me tornarei. Acima de tudo, Ele é o mestre e nós somos os seus discípulos".

Bela postura, não acha?

No capítulo de João, encontra uma chave. Jesus diz aí: "Eu escolhi-te e destinei-te a dar fruto. Para que dê frutos duradouros."

Em Gálatas, encontra o fruto do Espírito. A famosa lista do amor, da alegria, da paz, da paciência, da amabilidade, da bondade, da fé, da mansidão e do domínio próprio.

Em todo o caso, o que Jesus quer é que esse fruto cresça e seja visível na sua vida. Isso não pode ser feito no "solo" da sua "carne", de quem é, dos seus próprios esforços. Só pode ser no "solo" do Espírito, da sua ação em si e através de si. É por isso que é também o fruto do Espírito.

Em João, encontramos mais duas características importantes. Primeiro, Jesus fala de pedir ao Pai. Ora. Conversa. Mantém uma relação com Ele. O Pai quer dar, providenciar (versículo 16).

Chamo a isso a "relação vertical" em que nos encontramos, em que somos chamados.

No versículo 17, encontra a ordem de Jesus para nos amarmos uns aos outros.

Chamo a isto a "relação horizontal", a relação em que estamos uns com os outros. Nela, o amor é a palavra-chave.

Talvez conheça o Grande Mandamento. Aí também encontrará essas duas relações (ou direções). Se pensares em "vocação", pode pelo menos saber que pode estar nessas duas relações, podem crescer, receber e partilhar.

O que lhe parece? Isso pode ter mil e uma formas e cores. Os dons e talentos que lhe foram dados, a sua personalidade, quem é, a sua experiência, tudo isso tem um papel importante.

Tal como os discípulos andaram com Jesus e descobriram gradualmente o que lhes era permitido fazer, também pode fazer o mesmo. Siga Jesus. Viva a relação com o Pai e viva no amor com os seus irmãos e irmã que o rodeiam.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Para que é que Jesus o chamou?
  • Tem uma imagem concreta disso?
  • Vê algo do fruto do Espírito na sua vida?
  • Em que gostaria de crescer?

Ora: "Senhor, eu gostaria de fazer o que Tu me pedes. Gostaria de crescer e de me tornar mais parecido contigo. Gostaria que o fruto do Espírito se tornasse mais visível na minha vida. Senhor, falas comigo e orientas-me, guias-me, dás-me uma direção? E dá-me a coragem de fazer as coisas que já sei que devo fazer. Tu és o Mestre, eu quero seguir-Te. Em nome de Jesus, Amém."

Day 2