Compaixão indescritível (S1-E6)Sample
Velhos caminhos e uma nova perspetiva
Lembra-se daquela cena em que Shmuel e Nicodemos estão a falar um com o outro? Ambos os professores se interrogam sobre o que ou quem é realmente Jesus.
Jesus é o "novo" rabino. Mas o que fazer com Ele, porque Ele virará totalmente o seu mundo de pernas para o ar.
Hoje vamos analisar dois textos que indicam algo de belo.
Antes de mais, o texto de Jeremias. Um apelo e uma ordem para nos agarrarmos ao que é bom, olhando para o passado e encontrando o caminho "certo" da história e prosseguir. Aprenda assim com o que Deus fez no passado.
Pense nas histórias que conhecemos do Antigo Testamento. O quanto elas lhe ensinam sobre Quem é Deus! O Seu poder, a Sua fidelidade, a Sua provisão, o Seu carácter. É maravilhoso!
É importante que volte sempre à palavra de Deus. Leia-a, releia-a, absorve-a.
Ao mesmo tempo, há o perigo de reduzir Deus àquilo que sabemos sobre Ele através da história (e também da Bíblia). Deus é um Deus criativo. No versículo de Isaías, aprendemos que Deus faz algo novo. Tem consciência de que é humano e que isso implica algumas limitações. Deus é Deus. Fala connosco e mostra-Se a nós.
Mas devemos compreender bem que Ele não Se limita às nossas quatro dimensões. Deus é infinitamente maior do que podemos imaginar. Isso faz com que nos aproximemos dele com cautela.
Ele é verdadeiramente o Senhor. É o Mestre. É o Mestre!
Nesta parte de "Os Escolhidos", vemos Shmuel e Nicodemos a debaterem-se exatamente com esta questão. E se Deus Se mostrar de uma forma que nunca pensámos ser possível? Será que O vemos então? Reparamos na "nova" coisa que Ele quer fazer?
Claro que estarmos a mais de 2000 anos depois da vinda de Jesus e a nossa situação é diferente da de Shmuel e Nicodemos, mas mesmo assim: com que atitude vive com o Senhor? Sabe tudo, ou espera alguma coisa nova que Ele esteja a fazer na sua vida?
"Senhor, ajuda-me a agarrar-me ao que é bom dos 'velhos caminhos', E dá-me olhos para ver o que estás a fazer pelas notícias de hoje..."
Reflita sobre as seguintes questões:
- Conhece a Bíblia e as histórias que nela se encontram? Lê-as regularmente? Que imagem tem de Deus a partir do que aí lê?
- Como é que molda o seu tempo (de silêncio) com Deus? Está satisfeito com isso? O que gostaria de mudar?
- Que "notícias" vê o Senhor a fazer na sua vida?
Ora: "Senhor, percebo a minha limitação. Tu és Deus e eu não sou nada. Ajuda-me a aprender a ver cada vez mais com os Teus olhos. Senhor, ajuda-me a passar tempo na Tua Palavra. Para te apreciar. Para Te conhecer. Para Te adorar. Senhor, faz também algo novo na minha vida. Criador, cria na minha vida o que é necessário para Te servir. Cria algo novo que renove Deus. Em nome de Jesus. Amém."
About this Plan
Este plano de leitura leva-o a percorrer alguns dos temas que surgiram na parte de "Os Escolhidos >> Compaixão indescritível". Reflita, mergulhe na Bíblia e desfrute do que Jesus tem para lhe dizer.
More