YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 4:24 (S2-E3)Sample

Mateus 4:24 (S2-E3)

DAY 2 OF 4

Lidar com a perda

Nesta parte de "The Chosen", vemos os discípulos sentados à volta da fogueira. Como amigos, partilham histórias de vida e momentos divertidos, mas depressa nota-se que as coisas tornam-se vulneráveis. Diferentes pessoas do grupo partilham sobre como perderam alguém. Um pai, uma mãe. Isso magoa.

Permitam-me fazer uma pergunta direta: O que é que perdeu? Também tem "algo assim" na sua vida em que está a pensar neste momento? Talvez seja uma pessoa, mas claro que também pode ser a saúde, ou relações. Um sonho que se está a desmoronar. Como é que lida com a perda?

Uma frase que me ficou gravada foi: "Tenho de voltar a perguntar isso a Jesus" - quando Tomé conta como perdeu alguém.

Ir ter com Jesus, perguntar-Lhe sobre a nossa perda, partilhá-la com Ele - é uma lição que podemos pelo menos levar connosco.

Em João 11, vemos Jesus a visitar a sepultura de um amigo morto. Trata-se do Seu amigo Lázaro. Quando Jesus vê onde Lázaro está deitado, começa a chorar.

Gosto disso. Não se vê aqui o Jesus que há muito sabe que Lázaro vai ressuscitar dos mortos. Não é um Jesus que vai fazer um grande milagre. Não, vemos um Jesus profundamente tocado, um Homem que está ao lado das pessoas, de luto. Envolvido. Ele não passa por cima do sofrimento. Ele chora.

Desta forma, Jesus também quer envolver-Se na sua dor. Ele quer que se dirija a Ele com a sua dor e as suas perguntas. Deite tudo cá para fora com Ele. Ele sabe como lidar com isso, e pode até chorar consigo no início.

No livro de Hebreus, encontramos uma descrição maravilhosa de Jesus como sumo sacerdote. Um sumo sacerdote fazia sacrifícios em nome do povo para que as coisas pudessem ser acertadas entre Deus e o povo. Em Jesus, vemos o Sumo Sacerdote perfeito que, através da Sua obra na cruz, nos dá a todos a oportunidade de voltarmos a ter uma relação com Deus. Como escrevi: "Jesus não passa por cima do sofrimento", não, Ele próprio sofreu para poder oferecer-nos a liberdade.

E em Hebreus lemos que temos um "sumo sacerdote" que pode sofrer com toda a nossa dor, angústia, cuidado e tristeza. Ele próprio passou por isso e quer estar consigo quando passa por momentos difíceis.

"Vou ter de perguntar outra vez a Jesus sobre isso."

E em relação a si, que fará?

Reflita sobre as seguintes questões:

  • O que é que "perdeu"? O que é que lhe vem imediatamente à cabeça?
  • Para onde é que vai com essa perda?

Ora: "Senhor, obrigado por estares perto de mim, mesmo na dor ou no sofrimento. Obrigado por estares familiarizado com isso e também por conheceres a minha situação. Obrigado por, através do sofrimento, da Tua obra na cruz, quereres libertar-me e levar-me a relacionar-me contigo. Senhor, ajuda-me - com tudo o que acontece na minha vida - a procurar-Te. Amém."

Day 1Day 3