YouVersion Logo
Search Icon

Mateus 4:24 (S2-E3)Sample

Mateus 4:24 (S2-E3)

DAY 3 OF 4

Saber e conhecer

Existem diferentes tipos de "saber". Sabia?

Olhe, pode saber e compreender tudo, talvez até explicá-lo, mas mesmo assim falhar o alvo. Perder de vista o "objetivo". Há conhecimento na sua cabeça, mas que não o leva a lado nenhum.

Neste episódio de "The Chosen", deparamo-nos com a frase "Não há aprendizagem que nos aproxime mais".

Aí está a questão de Mateus querer aprender - memorizar - escrever tudo, mas permitir-se aprender que compreender realmente é outra coisa. É claro que a nossa "cabeça" tem algo a ver com isso, mas o objetivo é outro. Na secção de 1 Coríntios, é-nos dado um aviso. Cuidado porque o conhecimento torna-nos inchados ou presunçosos. Portanto, cuidado!

A Bíblia também nos dá a direção em que devemos seguir. O conhecimento pode tornar-nos vaidosos, mas o amor edifica. Em Efésios, lê-se que não se trata de conhecer "coisas", mas de conhecer o amor de Cristo (que ultrapassa todo o conhecimento). Esse é um conhecimento ao qual podemos chegar.

Tanto em 1 Coríntios como em Efésios, encontramos a palavra amor. O amor edifica! E trata-se de conhecer o amor de Cristo. O amor muda tudo!

Pense no amor de Jesus. Como Ele o conhece. Como Ele Se entregou na cruz. Como Ele está envolvido na sua vida. Isso é amor! Quando olha para Jesus desta forma, o que é que isso lhe faz?

Na conversa dos discípulos, surge também a ideia de que primeiro temos de ser santos e, segundo as minhas próprias palavras, ter os nossos assuntos em ordem antes de o Messias poder vir.

Maria diz então: "Não creio que Ele esteja à espera que sejamos santos. Não creio que Ele esteja aqui porque não podemos ser santos sem Ele". Eu acho que Ele está aqui porque nós não podemos ser santos sem Ele".

Que frase poderosa.

Se tivéssemos de resolver tudo sozinhos, que o fizéssemos. Se tivéssemos de resolver tudo antes de Jesus poder vir - para o dizer de forma suave - teríamos um problema sério.

Não é fixe saber que Jesus não veio porque nós tínhamos tudo planeado e em ordem. Ele veio precisamente porque tudo nunca iria funcionar sem Ele.

Jesus veio.

E é.

Podeis estar - n'Ele.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Em que é que pensa quando pensa no amor de Jesus?
  • O que é que isso lhe faz?
  • Como é que pode crescer no "conhecimento", especialmente no conhecimento do próprio Jesus?
  • Está sobretudo a tentar pôr a sua vida em ordem, ou está a convidar Jesus para a desordem da sua vida?

Ora: "Senhor, Tu és, por um lado, insondável, incompreensível. Os Teus caminhos são sempre mais elevados do que os meus e, no entanto, convidas-me a conhecer-Te. Tu mostras-te. Obrigado por isso, Senhor!

Quero conhecer-Te melhor. E ajudas-me a que isso não seja apenas "intelectualmente", mas que eu Te conheça melhor com o meu coração. Amém."

Day 2Day 4