YouVersion Logo
Search Icon

O Que Tem a Fé Para Oferecer a Empreendedores Em Momentos De Crise?Sample

O Que Tem a Fé Para Oferecer a Empreendedores Em Momentos De Crise?

DAY 3 OF 7

Elisabeth, uma empreendedora de uma boa empresa internacional, disse-me uma vez: "Como cristã, não vivo ou faço negócios com base nas circunstâncias, mas com base nas promessas e esperança que Deus dá."

Da mesma forma, Paulo não considera este mundo com base no que vê, mas com base nas promessas de Deus. Ele compara o sofrimento neste mundo com dores de parto (Rom. 8:22). Com isto, ele quer dizer que neste sofrimento, através da crise que atravessamos, algo novo nasce. Ele está convencido de que esta vida nova é incomparável ao nosso sofrimento presente (Rom. 8:18). No entanto, como ainda estamos no meio do sofrimento e da crise, Paulo chama-lhe "esperança".

Esta esperança, a nova vida que Deus dá, não é visível nesta altura. Mas é real para Paulo, alicerçada no facto de que Deus ressuscitou Jesus (1 Cor. 15:4-18). Isto demonstra que Deus e Jesus são mais poderosos do que a morte, o derradeiro poder contra a vida, que nós, como seres humanos, não conseguimos conquistar. Deus é mais forte do que qualquer poder que nos ameace. É por isso que o fim de cada ser humano pode ser um novo começo para aqueles que confiam em Deus e Jesus.

Isto lembra-me de uma conversa com Maurits, um empreendedor numa cadeia de retalho internacional. As circunstâncias e erros pessoais tinham levado toda a equipa de gestão a demitir-se, forçando-o a tratar da liderança operacional. Foi assim que ele descobriu que os números não coincidiam, e que a empresa fora vítima de fraude. Materiais tinham sido registados a um preço maior do que o real e tinham desaparecido, as contas não batiam certo, e por aí fora. Em resumo, a empresa estava perto da bancarrota. Ele ficou zangado e desesperado, sem saber o que fazer.

Começou a pensar no pior que podia acontecer, que seria a bancarrota. Ao perceber isso, também se deu conta que manteria tudo o que era realmente importante: família, saúde, o seu talento e a capacidade de começar de novo. Do pior ponto de partida possível, começou a planear uma nova empresa. A seguir, livrou-se de tudo o que a antiga empresa tinha que não se enquadrava no negócio que ele tinha em mente. Fechou lojas, vendeu materiais e imóveis, e contratou novas pessoas. Este empresário começou de novo. Tinha um novo futuro à sua frente, desencadeado por uma crise que ele não desejara e erros que ele próprio cometera. A sua nova situação parece agora ser melhor do que a antiga. Embora ele espere nunca mais passar por uma crise e desespero semelhantes, foi preciso acontecerem para que ele se movesse numa nova direção.

Pergunta do dia

Qual é o meu maior medo? Se esse medo se tornar realidade, continuo a ter um futuro?

Day 2Day 4