O Que Tem a Fé Para Oferecer a Empreendedores Em Momentos De Crise?Sample
"Não se aflijam com coisa nenhuma, mas em todas as orações peçam a Deus aquilo de que precisam, com espírito de gratidão. E a paz de Deus, que vai mais além do que nós podemos entender, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em união com Cristo Jesus" (Fil. 4:6-7). Este é um texto curioso de Paulo. Ele devia dizer "Não estejam ansiosos com coisa alguma, mas se isso acontecer, tragam as vossas ansiedades a Deus." No entanto, Paulo não nos encoraja a trazer as nossas ansiedades, mas os nossos pedidos. Qual é a diferença?
Quando penso nos meus motivos de ansiedade, perco perspetiva e esperança. A ansiedade esmaga-me, foca-me nas coisas erradas, alimenta o medo e produz imagens assustadoras. Os pedidos, no entanto, têm impulso, procuram possibilidades e novas perspetivas. Um pedido está ligado ao nosso desejo de alcançar alguma coisa no futuro.
Pensemos no caso de Michael, um empreendedor que andava ansioso pelo futuro do seu negócio. O seu desafio foi descobrir os seus desejos para que pudesse pôr a ansiedade acerca da sua empresa em perspetiva. Como ele diz, "Enquanto via o meu negócio como um objetivo e desejo em si, a ansiedade acerca da minha empresa levava-me à depressão e a pensamentos negativos. A ansiedade dominava-me e sufocava a minha criatividade e capacidade de inovação. Quando comecei a ver a minha empresa como uma ferramenta com a qual podia ajudar pessoas, isso criou mais espaço na minha mente. Em vez de sentir ansiedade pelo meu negócio, surgiu esta pergunta: será que a minha empresa ainda é a melhor forma de servir estas pessoas como desejo fazê-lo? Esta pergunta fez-me pensar em soluções. Agarrar-me à empresa já não era o grande objetivo."
Quando, como empreendedores, estamos ansiosos acerca da viabilidade da nossa empresa, oramos muitas vezes desta forma: "Deus, tenho medo de perder a minha empresa. Ajuda-me a mantê-la." Se levarmos os nossos pedidos a Deus, como Michael, a nossa oração poderá tornar-se semelhante a esta: "Deus, chamaste-me para servir estas pessoas com a minha empresa. Reparei que as coisas não estão a funcionar, mas Deus, como posso continuar a servir estas pessoas? Ajuda-me a continuar a seguir a tua chamada." Se orarmos desta forma, como Paulo diz, "a paz de Deus, que vai mais além do que nós podemos entender, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em união com Cristo Jesus" (Fil. 4:7).
Isto resolve todos os problemas? Não, mas abre um caminho no meio da ansiedade e stress que sentimos. Dá-nos paz de espírito e cria espaço, desde que os nossos desejos estejam alinhados com os de Deus. É por isso que Paulo quer que procuremos o que é justo, puro, amável e louvável (Fil. 4:8). Os nossos desejos, incluindo os que temos para a nossa empresa e o nosso empreendedorismo, devem estar a este nível.
Pergunta do dia
Se eu orasse a partir dos meus desejos, qual seria a minha oração?
About this Plan
No mundo do empreendedorismo, estamos muitas vezes sob pressão. Isto leva-nos a pensar: como empreendedores, como lidamos com estas circunstâncias, e qual é o valor adicional da fé cristã nestas alturas de pressão e de crise?
More