YouVersion Logo
Search Icon

Quem És Tu, Cristão?Sample

Quem És Tu, Cristão?

DAY 1 OF 16

“Quem és tu, Cristão?”

A resposta escrita no Velho Testamento.

Vinte e dois dias depois de atravessarem o Mar Vermelho, os escravos livres chegam ao monte Sinai. Ali foi moldada a nação judaica. A identidade cristã é forjada nesse fogo:

Sábado: A nossa identidade é “fazer”, ou descansar naquilo que Jesus já fez? O Velho Testamento é uma romaria de festas, mas antes de todas as “grandes” festas anuais (como a Páscoa), surge uma pequena festa semanal - o shabbat (”descanso”). Celebrar o descanso é depender mais daquilo que Deus faz do que do nosso suor. Porque Cristo tudo fez, celebrar o descanso é honrar Aquele que não descansou para nos salvar. Sem descanso, todas as festas perdem a alegria.

Tabernáculo: A nossa identidade está amarrada à opinião dos outros, ou a Deus? Durante os quarenta anos de peregrinação, cada tribo ocuparia uma posição específica no xadrez do deserto. As Escrituras descrevem a periferia a partir do centro - o lugar onde Deus Se revelava aos homens. Cada família tinha o seu “endereço” em função do tabernáculo. A nossa identidade e lugar no mundo não são ditados pelos outros, mas por Deus. Sem Deus no centro, a vida é apenas vácuo.

Arca da aliança: A nossa identidade é mais acção ou devoção? O tabernáculo era o lugar onde tudo acontecia, o centro da religião judaica. A maioria dos estudos sobre o tema caminha de fora para dentro, da porta exterior para o Santo dos Santos. É ali, no trono de Deus, no lugar onde nos rendemos aos pés do Rei, que nasce a vida cristã. O caminho é da alma para os músculos, da devoção para o serviço (e não o contrário). Sem adoração, todo o suor é vão.

Senhor, obrigado porque tudo repousa naquilo que o Teu filho fez na cruz. Tantas vezes confundimos quem somos com aquilo que fazemos ou com o que pensam de nós. Amamos mais as nossas obras do que a Tua presença. Perdoa-nos e corrige a nossa órbita para nos centrarmos apenas em Ti.

Day 2