Quem És Tu, Cristão?Sample
Que, sem vigilância, vivemos escravos dos nossos sentimentos, já todos mais ou menos percebemos - que não podemos confiar, por defeito, nos nossos sentimentos, também todos conseguiremos reconhecer. Ainda assim, na prática, continuamos a tomar decisões e a pôr as nossas palavras demasiado ao sabor dos nossos sentimentos e demasiado pouco ao leme das nossas convicções.
Temos de perceber que, fundamentalmente, o combustível das nossas emoções é uma matéria inflamável. É fácil para os apaixonados desdobrarem-se em declarações de amor eterno. Nenhum apaixonado se vai desdobrar em declarações de como ama temporariamente a sua mulher até que a deixe de amar ou até que prefira amar outra. Não. O verdadeiro amor deseja permanência. No entanto, as nossas emoções, às quais vamos buscar tanto do nosso combustível, não. E quando essas emoções nos falham, porque podem ter a certeza de que nos vão falhar, é importante que os nossos pés não estejam apoiados nelas. Mas receio que já estejamos habituados a estas contradições: o nosso pecado é tão fundo que estamos confortáveis em fazer promessas eternas num momento com o combustível da emoção e, anos (ou menos) depois, agir em contradição a todas essas promessas com o mesmo combustível. Nas nossas casas, nos nossos trabalhos e nas nossas igrejas.
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos” . (Jeremias 17:9-10a)
Que começo tão negro de passagem e que esperança tão grande. Sim, o nosso coração vai-nos enganar. Mas, não, não temos de nos deixar enganar. O perigo é real, mas o engano é opcional. Em vez de procurarmos, bem lá no fundo do nosso coração, combustível para agir, olhemos para Deus, que é maior que os nossos corações. É n'Ele que os nossos pés têm de estar bem assentes. É n'Ele que as nossas promessas e convicções devem estar enraizadas. Quando o vento das emoções soprar sem grande critério, há um critério verdadeiro que não muda.
Scripture
About this Plan
És cristão? Nos próximos 16 dias vai ser questionado acerca da forma prática como vive aquilo em que diz que acredita. Desde a forma como descansa, como congrega, como testemunha, como serve, como se confessa, tudo vai ser trazido, à luz de outras histórias bíblicas, dos que viveram antes de nós.
More