Reino Estranho por Ken CostaSample
“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” Nós ouvimos o tormento em Seu grito. Jesus está, pela primeira vez, separado de Deus. Mas ainda diz: “Meu Deus”. Todos nós conhecemos momentos de escuridão, embora, para alguns de nós, esses momentos sejam mais sombrios do que para outros. Abandono, solidão, medo, tristeza, rejeição e dor. E algumas vezes temos como resposta somente o silêncio divino. Assim como aconteceu a Jesus. Às vezes tudo o que conseguimos fazer, como Jesus, é dizer, “Meu Deus, meu Deus, meu Deus”. Porém, o mesmo Espírito Santo que proveu o relacionamento amoroso entre Pai e Filho nas águas do rio Jordão está presente no jardim de Getsêmani, e também naquele momento de agonia e abandono na cruz. Por mais sombrias que as coisas estejam, ainda podemos dizer: “Venha, Espírito Santo!”. A cortina se rasgou em dois pedaços. Agora não há barreira entre nós e Deus. Todos nós podemos nos aproximar e estar em Sua presença. Você. Eu. Agora. E sempre. Tudo que precisamos fazer é dar um passo adiante.
O abandono de Cristo se tornou uma promessa da presença eterna de Deus. Ele está conosco. E é assim que abraçamos o mistério, o paradoxo, no cerne da cruz: com a experiência de Cristo ao ser abandonado por Deus, sabemos que nunca precisamos enfrentar o sofrimento sozinhos. Se você está passando por um período sombrio e parece que Deus o abandonou, não deixe que a sua circunstância o leve ao desespero. Deus está com você durante o divórcio, Ele está com você durante o fracasso, Ele está com você durante o luto, durante as decepções, durante o medo, a culpa e a vergonha. Ele está com você durante o desespero mais profundo e durante a traição mais cruel. Permita que eu o incentive com as promessas das Escrituras: se Deus está deixando você passar pelo vale e caso você esteja num momento de grandes testes fazendo com que se sinta separado d’Ele, você pode estar absolutamente certo de que mesmo essa separação, no fim, não pode impedir o grandioso plano e história de Deus.
Jesus prometeu: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5). Portanto, uma coisa é certa. Se você se sente isolado, sozinho e abandonado, vai chegar um momento em que Deus vai se revelar para você novamente. E quando isso acontecer, você se verá mais maduro na sua fé e com uma percepção muito mais forte de quem Deus é e o quanto Ele se preocupa com você.
Oração:
Senhor, sabemos que o Senhor sofreu por nós, sofreu como nós, e sofre conosco. E sabemos que o Seu tempo de abandono se tornou a promessa da Sua presença. E, com gratidão, estamos orando para termos um entendimento maior da Sua presença ao nosso lado. Amém.
Scripture
About this Plan
Saiba como o poder da cruz pode liberar sentido e propósito na sua vida diária. Esta reflexão meditativa e espiritual de Ken Costa analisa a cruz e o rei que morreu sobre ela. A obra de Cristo na cruz criou um reino que é, de fato, estranho, uma vez que um rei precisou morrer na cruz para poder criá-lo. É um reino onde o sofrimento e o abandono se transformam no poder da presença e vida, um reino onde um Rei troca presentes de grande valor por coisas sem valor algum, onde um ladrão se torna justo e um criminoso se torna o primeiro cidadão do céu. Dedique algum tempo para refletir sobre o estranho e inverso reino, onde coisas quebradas se tornam perfeitas.
More